Políticas do CUS

Artigos

 

 

ARAÚJO, João. O Boneco de Madeira e a Bicha Falante – Representação da homossexualidade masculina na telenovela brasileira Senhora do Destino. Texto apresentado no I Encontro Baiano de Estudos da Cultura (Ebecult), 11 e 12 de dezembro de 2008.

ARAÚJO, João. Até que nem tanto esotérico assim - Análise da homossexualidade em Suave Veneno.

ARRUDA, Murilo Souza. Que Moderno! Heterossexuais e homossexuais entre espaços sagrados e profanos na Bahia. Texto apresentado  no Fazendo Gênero 9, realizado em Florianópolis, de 23 a 26 de agosto de 2010.

BRAGA, Cíntia Guedes. Vale Tudo? A Representação do primeiro casal lésbico da telenovela brasileira. Texto apresentado no XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste: Universidade Federal de Campina Grande, PB, 2010. 

BASTOS, Denise. O presumido gay da TV Escola. Texto apresentado no VI Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero da ABEH. Salvador - BA.  2012. 

CAETANO, M. ; LUCAS LIMA, C. H . Educação e performances: tensões e negociações na invenção dos sexos. In: Fabiane Ferreira da Silva; Diana Paula Salomão de Freitas. (Org.). Seminário corpos, gêneros, sexualidades e relações étnico-raciais na educação. 1ªed.Uruguaiana: Editora da UNIPAMPA, 2012, v. , p. 59-70. 

CERQUEIRA, Caio. “Pelo amor de Rogéria!": observações sobre a representação homossexual na novela Beleza pura. Texto publicado nos Anais do Encontro da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura. Natal - RN. 2010.

COLLING, Leandro . Como pode a mídia ajudar na luta pelo respeito à diversidade sexual e de gênero?. In: Pelúcio, Larissa; Souza, Luis Antônio Francisco de; Magalhães, Bóris Ribeiro de; Sabatine, Thiago Teixeira. (Org.). Olhares Plurais para o Cotidiano - Gênero, Sexualidade e Mídia. 1ªed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012, v. 1, p. 112-131.

COLLING, Leandro; SILVA, P. C.; LOPES, M.; SANTANNA, T.; SANCHES, J. C.; GUEDES, C.; SANTOS, Matheus Araújo dos. Um panorama dos estudos sobre mídia, sexualidades e gêneros não normativos no Brasil. Gênero (Niterói), v. 12, p. 77-108, 2012.

COLLING, Leandro; PIRAJÁ, Tess Chamusca. Queridas, mas nem tanto: a representação da travestilidade em Queridos Amigos. Revista FAMECOS (Impresso), v. 18, p. 507-528, 2011. 

COLLING, Leandro; SANTOS, Matheus Araújo dos. O corpo intersex e a politização do abjeto em XXY. In Texto (UFRGS. Online), v. 2, p. 234-250, 2011.

COLLING, Leandro. Políticas para um Brasil além do Stonewall. In: COLLING, Leandro. (Org.). Stonewall 40+ o que no Brasil?. 1ªed.Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2011, v. 1, p. 7-19.

COLLING, Leandro. "A naturalidade é uma pose tão difícil de se manter" – apontamentos para pensar Homofobia e Direitos no Brasil hoje. Texto apresentado na mesa redonda Homofobia e Direitos no Brasil hoje, realizada no V Congresso da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura, no dia 26 de novembro de 2010, em Natal.

COLLING, Leandro.  A heteronormatividade e a abjeção - os corpos de personagens não-heterossexuais nas telenovelas da rede globo (1998 a 2008). Texto apresentado no VI ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 25 a 27 de maio de 2010, Faculdade de Comunicação/UFBa, Salvador-Bahia-Brasil.

COLLING, Leandro.  A heteronormatividade nas representações  de personagens não-heterossexuais  nas telenovelas da Rede Globo (1998 A 2008). Texto apresentado no II Ebecult (Encontro Baiano de Estudos da Cultura), 2009, Feira de Santana.

COLLING, Leandro. A igualdade não faz o meu gênero – em defesa das políticas das diferenças para o respeito à diversidade sexual e de gênero no Brasil. Texto apresentado no II Curso de Introdução à Política e Teoria Queer, realizado de 23 a 27 de janeiro 2012, na Universidade Federal da Bahia, Salvador.

COLLING, Leandro. O ativismo e o olhar queer de uma pantera rosa lusitana - Entrevista com Sérgio Vitorino.Periódicus, v. 1, p. 5-20, 2014.

COLLING, Leandro. O que a política Trans do Equador tem a nos ensinar? Texto apresentado  no Fazendo Gênero 9, realizado em Florianópolis, de 23 a 26 de agosto de 2010.

COLLING, Leandro.  Aquenda  a metodologia! uma proposta a partir da análise de avental todo sujo de ovo. Texto publicado na Revista Bagoas, volume 2, número 2, janeiro/junho de 2008, p. 153 a 170. 

COLLING, Leandro.  Personagens homossexuais nas telenovelas da rede globo: criminosos, afetados e heterossexualizados. Texto publicado na Revista Gênero, volume 8, número 1, segundo semestre de 2007 p. 207 a 222.

COLLING, Leandro, BARBOSA, Caio.  A representação da homossexualidade na telenovela Duas Caras. Texto apresentado no IV Congresso da Abeh, realizado de 9 a 12 setembro de 2008, na Universidade de São Paulo, em São Paulo.

COLLING,Leandro, PIRAJÁ, Tess. Queridas, mas nem tanto: a representação da travestilidade em Queridos Amigos. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 507-528, maio/agosto 2011. 

COLLING, Leandro, SANCHES , Júlio César.  Quebrando o complexo Gabriela! Uma análise da transexualidade na novela As filhas da mãe. Trabalho apresentado do I Ebecult, realizado dias 11 e 12 de dezembro de 2008, na Faculdade de Comunicação da UFBA, em Salvador.

DIAS, C.S. Noites Baianas: um encontro entre a arte de representar e a (in)capacidade de subverter as normas de sexualidade e dos gêneros. In: Caderno de programação e resumos [do] III Seminário Enlaçando Sexualidades: direito, educação, gênero, religião e direitos humanos de 15 a 17 de maio de 2013. Salvador: EDUNEB, 2013.

HEIMER, Rosa. A dor e a delícia de ser como se quer: a representação social no documentário Bombadeira. Seminário Estudantil de Pesquisa da Universidade Federal da Bahia, XXIX, 2010, Salvador. Resumos.Salvador: EDUFBA, 2010.

HEIMER, Rosa. Representações e Discursos da Homossexualidade em Tititi. Texto publicado nos Anais do Encontro da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura. Natal - RN. 2010.

LIMA, Marcelo. Mr. Nice Gay – Análise do personagem Adamastor na novela Pedra sobre pedra. Texto apresentado no V ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 27 a 29 de maio de 2009, Faculdade de Comunicação/UFBa, Salvador-Bahia-Brasil.

LIMA, Marcelo; LOPES, Maycon Silva. "Meu nome verdadeiro é Wanda": discutindo gênero e sexualidade em Sandman - Um Jogo de Você. Trabalho apresentado no GT Literatura, comunicação e mídia do I Seminário Enlaçando Sexualidades,Salvador, 2009.

LOPES, Maycon Silva. Notas para uma fenomenologia queer.   Trabalho apresentado no II Encontro Baiano de Estudos em Cultura, 2009.  

LOPES, Maycon Silva. Sapatilhasacanhadas: a homossexualidade na telenovela Mulheres Apaixonadas.Texto apresentado  no I Ebecult.

LOPES, Maycon Silva. Sexualidade em telenovelas da Rede Globo: O caso Anjo Mau. Texto apresentado no VI ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 25 a 27 de maio de 2010, Faculdade de Comunicação/UFBa, Salvador-Bahia-Brasil.

LOPES, Maycon Silva. Breves apontamentos sobre a aids de cada um. Primeiros Estudos, São Paulo, n. 1, p. 27-43, 2011.

LUCAS LIMA, C. H . A questão transcontinental em Réquiem para o navegador solitário. Desenredos, v. -, p. 01-09, 2012.

LUCAS LIMA, C. H . Leitura em contra-ponto: Homossexual Astucioso?. In: 2º Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2012, Maringá. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI. Maringá: Editora da UEM, 2012.

LUCAS LIMA, C. H . O Mundo Precisa de Sonhos ou Luciana Stegnano-Picchio e a História da Literatura Brasileira. In: IX Seminário Internacional de História da Literatura, 2011, Porto Alegre. Anasi do IX Seminário Internacional de História da Literatura. Porto Alegre: Editora da PUCRS, 2011. p. 825-834.

MAIA, Helder T. C. Salvador Novo: Radicalismo Estético e Sexual. Revista Litteris, Rio de Janeiro, 2013.

MAIA, Helder Thiago Cordeiro. ACORDA ALICE, ALUGA UM FILME PORNÔ – Uma leitura dos banheiros masculinos da UFBA. Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero. Ponta Grossa, 2012. 

MAIA, Helder Thiago Cordeiro. Bob Bacall: a boneca-pretinha prisioneira da boate Sassaricando. Revista Litteris Multidisciplinar. Julho de 1010, Nº5.

MAIA, Helder Thiago Cordeiro. Ninete: a trava-madrinha de Tieta do Agreste. A representação da travesti Ninete na telenovela Tieta. EBECULT, 2009.

NASCIMENTO, Danilo. "Nós somos vanguarda meu amor": representação de um personagem não-heterossexual na telenovela Viver a vida. 

NOGUEIRA, G. Ânus rebeldes - Gênero normativos. Apresentado no VII ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, Realizado em 03 a 05 de agosto de 1011, Salvador

NOGUEIRA, G. O sexo casual entre homens e a possibilidade de subversão das normas sociais. Apresentado no VI Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero da ABEH, Realizado em 01 a 03 de agosto de 2012, Salvador

OLIVEIRA, Ronali Iris Santana. Mendonça em dois momentos; a personagem da telenovela Bebê a Bordo. Texto submetido ao VII ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 03 a 05 de agosto de 2011, Salvador-Bahia-Brasil.

Reis, Carla. Souza, David. Entre a subversão e convenções: resistências as normas de sexualidade em duas escolas de Salvador. Artigo apresentado no III Seminário Nacional Gênero e Práticas Culturais - Olhares diversos sobre a diferença.UFPB - João Pessoa. Outubro,2011.

REIS, Carla. Transpolíticas – da invisibilidade a construção da(s) identidade(s) política(s) dos homens trans no Brasil. Texto apresentado no Congresso da ABEH 2014, Maio 2014, FURGS, Rio Grande do Sul.

SANCHES , Júlio César.Gay, bi ou hetero (normativo)? A homossexualidade masculina na novela A Favorita. Texto apresentado no V ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 27 a 29 de maio de 2009, Faculdade de Comunicação/UFBa, Salvador-Bahia-Brasil.

SANT'ANA, Tiago. Cada uma sabe a dor e a delícia de ser o que é - Narrativas sobre a transexualidade no Fantástico. Trabalho de Conclusão de curso (Graduação). Cachoeira: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 20SANT'ANA, Tiago. Cada uma sabe a dor e a delícia de ser o que é - Narrativas sobre a transexualidade no Fantástico. Trabalho de Conclusão de curso (Graduação). Cachoeira: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 201212.


SANT'ANA, T. Norma, abjeção e uma jornalista que adora dar diagnósticos - Narrativas sobre a transexualidade no Fantástico. In: VI Congresso Internacional de Estudos sobre Diversidade Sexual e de Gênero da ABEH, 2012, Salvador. CD ROM - Anais do VI Congresso Internacional de Estudos sobre Diversidade Sexual e de Gênero da ABEH, 2012. 

SANT'ANA, Tiago. Tá pensando que travesti é bagunça?! - Narrativas sobre a travestilidade em três programas da tv brasileira. In: 8º Encontro Nacional Universitário da Diversidade Sexual. Campinas. CD-ROM 8 ENUDS, 2010. 

SANT'ANA, Tiago; SANCHES, Julio César. Revelando o segredo? A transexualidade fotografada pela Revista Playboy.  In. Anais II Seminário Enlaçando Sexualidades. Salvador: EDUNEB, 2011.

SANT'ANA , Tiago, MESQUITA,Gislene. O triunfo da sensibilidade: A representação da homossexualidade feminina em A Favorita. Texto apresentado no V ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 27 a 29 de maio de 2009, Faculdade de Comunicação/UFBa, Salvador-Bahia-Brasil.

SANT'ANA , Tiago . Pet sounds – As bichinhas na praia dos beach boys: a homossexualidade na telenovela três irmãs. Texto apresentado no VI ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 25 a 27 de maio de 2010, Faculdade de Comunicação/UFBa, Salvador-Bahia-Brasil.

SANTOS, Matheus. Queer Buba: intersexualidade em cena na telenovela Renascer. Trabalho apresentado no XII INTERCOM - Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste em Campina Grande/PB.

SANTOS, Matheus; BARROS, Samuel; PASSOS, Jéssica; SILVA, Marta Cunha; GOMES, Itania M. M. A sexualidade em Amor & Sexo: representação, discurso e regime de verdade. texto publicado na Iniciacom - Revista Brasileira de Iniciação Científica em Comunicação Social, v. 2, 2010.

SANTOS, Matheus.XXY: A representação da intersexualidade no filme de Lucía Puenzo. Monografia apresentada à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia em dezembro de 2010.

SILVA, Patrícia Conceição. A heteronormatividade ensinada "tin tim por tin tim": uma análise das revistas Atrevida e Capricho.  Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade. Salvador, Bahia 2010.

SILVA, Patrícia Conceição, PIRAJÁ, TessChamusca. Nova: Uma revista velha. Caderno Espaço Feminino, v. 24, n. 2, p. 497-515, Jul/Dez 2011.

PIRAJÁ, Tess Chamusca. Misticismo caricato e sexualidade insinuada na telenovela Da Cor do Pecado. 

PIRAJÁ, Tess Chamusca. A ausência da categoria que incomoda: uma vivência trans representada na novela Explode Coração. 

PIRAJÁ, Tess Chamusca. Das calçadas à tela da TV: representações de travestis em séries da Rede Globo.Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade. Salvador, Bahia 2011.

THÜRLER, Djalma. Amanda e Monick e a nova ordem sexual.Revista Contemporartes, 2010.

THÜRLER, Djalma. Amor meus, pondus meum; illo feror, quocumque feror Revista Contemporartes, 2010.

VIVAS, T. B. A Representação de Personagens Não-Heterossexuais nas Telenovelas da Década de 80 - Apresentação da pesquisa e de seus primeiros resultados.  Seminário Estudantil de Pesquisa da Universidade Federal da Bahia, XXIX, 2010, Salvador. Resumos. Salvador: EDUFBA, 2010.

Compartilhe

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google BookmarksSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Login