Políticas do CUS

Projetos

A representação de personagens não-heterossexuais nas telenovelas da Rede Globo e no teatro baiano

Resumo: A pesquisa pretende identificar e analisar a representação dos personagens não-heterossexuais nas telenovelas da Rede Globo e no teatro baiano através de algumas das principais reflexões oriundas da Teoria queer e dos chamados Estudos Gays e Lésbicos. O objetivo principal é o de entender como as representações são realizadas e, com o diagnóstico, discutir a elaboração de políticas culturais voltadas para o respeito à diversidade sexual. A pesquisa iniciou em 2008 e é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado da Bahia.

Coordenação: Dr. Leandro Colling

Participantes: integrantes do CUS

_____________________________________________________________________

Políticas da diferença para o respeito à diversidade sexual e de gênero na ibero-américa


A pesquisa, a ser realizada como estágio de pós-doutorado do professor Leandro Colling, com a participação de pesquisadores do CUS, pretende mapear e analisar as políticas para a promoção do respeito à diversidade sexual e de gênero que estão sendo adotadas em governos e movimentos sociais de três países da América Latina (Argentina, Chile e Equador) e de dois países europeus (Portugal e Espanha). Especial atenção será concedida às políticas da diferença. Este diagnóstico será realizado sempre em diálogo com as experiências produzidas no Brasil nos últimos anos. No entanto, para efeito deste projeto, as políticas implantadas no exterior inicialmente serão priorizadas para que, no futuro, possamos produzir um trabalho em perspectiva comparativa com estas mesmas questões no Brasil, cujo ponto de partida serão os trabalhos já existentes sobre o movimento LGBT no nosso país.Os objetivos específicos da pesquisa são:
Apontar os limites das políticas inscritas dentro do paradigma da igualdade, adotadas pelos governos e movimentos sociais; Mapear alguns dos principais estudos acadêmicos sobre as políticas pelo respeito à diversidade sexual e de gênero nestes países e sobre a história do movimento LGBT; Oferecer aos militantes e acadêmicos um panorama atual de estudos e políticas implantadas nestes cinco países; Produzir um material que futuramente servirá para a realização de uma análise comparativa com relação às experiências brasileiras na área; Produzir reflexões para a produção de propostas de ativismo e teoria queer a partir da ibero-américa. 

Natureza: projeto de pesquisa de pós-doutorado

Instituição de destino: Universidade de Coimbra – Centro de Estudos Sociais (CES)

Participante: Leandro Colling

 

Compartilhe

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google BookmarksSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Login